Artigos do Blog

Intervenções no mercado de câmbio

Intervenções no mercado de câmbio

Abr 04, 2017 Comentários

As recentes declarações de Armínio Fraga com relação a descontinuidade das intervenções no câmbio levantaram algumas questões.

http://br.reuters.com/article/domesticNews/idBRKCN0I42OF20141015

Como parece ser um assunto de interesse para a maioria das empresas, vou fazer alguns comentários sobre a questão.

Abaixo trecho de outra entrevista dele para o Estado de SP:

Na avaliação de Fraga, a economia brasileira está "quase derretendo", com um crescimento próximo de zero.
Em participação por vídeo em seminário realizado em Washington, o economista criticou intervenções do governo para controlar preços administrados e a taxa de câmbio, defendeu aproximação com os Estados Unidos e distanciamento dos governos bolivarianos, defendeu maior abertura do País ao exterior e propôs critérios mais estritos para concessão de empréstimos subsidiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
"Nós vimos esse filme antes. Essas coisas funcionam por algum tempo, mas depois voltam para assombrá-lo", afirmou, em relação às intervenções governamentais na economia para controlar preços e câmbio.

Fica claro que ele é contra grandes intervenções para manter a moeda artificialmente valorizada, mas não deu indicação com relação a intervenções pontuais.

O mercado, como falamos em outros informativos é bipolar, ou está muito otimista, e portanto existe grande fluxo de dólares para o Brasil, para investimento direto, empréstimos ou portfólio (Investimentos em Renda Fixa e Renda Variável) ou está pessimista, e nesse momento todos querem sair do país ao mesmo tempo.

E nesses momentos, se não existir uma intervenção por parte do Banco Central, os movimentos se retroalimentam (principalmente no pessimismo), e portanto acontecem os "overshootings".

Uma moeda muito volátil afeta todo mercado financeiro, política monetária e prejudica também as empresas, que sem um mínimo de previsibilidade quanto à taxa de câmbio, não conseguem fazer um planejamento de longo prazo quanto à mercados, preços de produtos, vendas, dívida e investimentos.

Portanto, como indicou Armínio, eles vão deixar o câmbio flutuar de acordo com seus pares no exterior, não vão mais utilizar as intervenções para manter o câmbio artificialmente valorizado para "segurar" a inflação, mas não acredito que vão abrir mão de intervenções pontuais.

Essas intervenções não tem como objetivo determinar uma taxa de câmbio, mas sim, controlar as oscilações diárias, mantendo a volatilidade em padrões "normais", diminuindo assim a ocorrência de movimentos bruscos e danosos a economia e empresas.

Posts Recentes

Categorias

AKT One no Facebook

Cotações de Commodities



Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.

Cotações de Moedas



Cotações de Moedas fornecidas por Investing.com Brasil.

Soja Mercado Físico


Entre em Contato

Através do nosso formulário de contato você poderá saber mais sobre nossos serviços



Nossa Localização

Rua Demostenes 283 Campo Belo

Telefone

+55 11 2537-0208

E-mail

contato@akt1.com.br